A UÉRIS é uma mistura.
O próprio nome já mistura português com inglês. Do "Where is" veio "UÉRIS".
É um mix de todas as experiências, vivências e insights que eu, Cristopher Faoro Bertoni, tive até o presente momento como ser humano, nesta vida, aqui na Terra. Mas também é uma mistura do que ainda será vivido e do que foi vivido em outras vidas e por aí vai.
Vou contar como a ideia da UÉRIS surgiu...
Eu e meu grande amigo/irmão Alemão L. (quem conhece sabe a figura que é), no auge dos nossos 19, 20 anos, gostávamos de ter experiências de conexão com a natureza e de expansão da consciência e, para tanto, tínhamos uma fonte mágica que crescia na bosta das vacas dos campos da Praia do Siriú, no município de Garopaba, Santa Catarina, Brazil.
Um dia falamos: "Imagina que legal seria fazer uma camiseta com um desenho bem psicodélico de um cara catando um cogumelo!". Fiquei com essa ideia em mente e fui levando ela comigo.
Na época (1998-2002) eu fazia faculdade de Publicidade e Propaganda e tinha dificuldades de encontrar camisetas legais, com as quais eu me identificava, à venda na minha cidade. Daí pensei que seria legal criar uma marca de camisetas a partir daquela ideia inicial.
Meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da faculdade, em 2002, foi sobre como criar uma marca de camisetas e eu aprendi bastante coisa sobre esse tema.
No final desse mesmo ano eu fiz um pré-lançamento da marca, num show da minha banda, onde dei de brinde as camisetas para alguns amigos. Mas naquele tempo o processo produtivo era diferente. Eu fiz algumas estampas e produzi as camisetas com transfer, que ficava parecendo um plástico colado na peça, um horror.
Depois disso eu trabalhei e fiz tantas coisas na vida (design gráfico, fotografia, design de moda, morei na Itália, tive marcas de camisetas relacionadas ao mundo do futebol, mestrado em Design, fui professor na Pedagogia Waldorf) e acabei deixando a UÉRIS sempre ali, esperando a hora certa de ser lançada definitivamente.
Da ideia inicial de fazer camisetas sobre lisergia, o conceito da UÉRIS passou por várias fases e agora se apresenta pra vocês nessa mistura madura que abarca temas como: espiritualidade e autodesenvolvimento, arte, fotografia, viagens, música, cultura do mundo e, porque não, lisergia também.
A UÉRIS tem essa trajetória longa, de mais de 20 anos, apesar de parecer estar nascendo agora. Na verdade ela é o resultado de um processo longo, tipo um vinho que ficou anos num barril (ou numa gaveta, num HD externo, em pastas do notebook, em cadernos, pastas e etc...) até chegar ao ponto em que pode ser consumido em seu melhor sabor e aroma (ou estampas, no caso).
É meio que bem a minha cara mesmo, eu acho. Quem me conhece que afirme ou desminta.
É um projeto pessoal. É mais do que um projeto, é a realização de um sonho, de uma intenção, de um propósito, de uma missão: impactar o mundo com mensagens originais, inteligentes e divertidas estampadas em camisetas.
É isso.
Outros produtos talvez venham, mas a plataforma original para veiculação dessas mensagens é a camiseta.
Eu espero, do fundo do meu coração, que vocês gostem das estampas e que comprem as camisetas e que as usem, transmitindo as mensagens nelas contidas, com orgulho.
Um abraço carinhoso e muito obrigado,
Cristopher Faoro Bertoni.